sábado, 18 de julho de 2009

Candidaturas - um novo rumo

Entre o dia 13 e 24 deste mês tem lugar a 1ª fase de candidaturas de Acesso ao Ensino Superior. Novos rumos, escolha da vida que se sonha, … Decisões extremamente difíceis.
Depois há aquela ideia pré-concebida de grande parte das pessoas, que nos incentivam a seguir a profissão que dá mais dinheiro. Sonhos? Que é isso? O importante é entrarmos no materialismo de grande parte da sociedade e agir em prol do dinheiro. E depois os portugueses são isto e aquilo, e de quem é a culpa?
Culpa-se o ensino, os professores, a televisão… Mas, afinal de contas, não foram eles que deram como motivo o dinheiro? Então, que tem uma média jeitosa tem que seguir medicina, porque os médicos ganham bem e têm logo emprego; e salienta-se novamente o papel do dinheiro.
Eu não me deixo levar por isto; tenho uma personalidade mais forte do que alguma vez pensei. Nunca ninguém me conseguiu convencer com a possibilidade de riqueza, pois a minha felicidade e realização pessoal não têm preço.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Let it be

Hoje estou um pouco melancólica, próxima da explosão e nem sei porquê...
Esta música faz-me bem, por isso vou partilhá-la.






Sara

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Proposta

Hoje fui ver "A Proposta" ao cinema. Gostei bastante do filme, uma vez que todos os actores tiveram exibições brilhantes. Sobretudo os dois protagonistas, sem dúvida Sandra Bullock no seu melhor - muito expressiva mesmo.

Deixo aqui os "apanhados" do filme. Espero que gostem :D





Sara

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Hi!

Olá bom dia!!!

Eu chamo-me Jay.
A minha Sara convidou-me para participar do blogue dela e eu ,com algum medo, aceitei.( esse medo nao é nada de especial visto que eu tenho medo de tudo). A minha sara é um amor de pessoa.. e nós nos conhecemos assim por acaso...mas nao é por acaso que temos amizade...

Bem por enquanto é só isso que tenho para escrever......


:)

Porquê "A outra asa do grifo"?



Fernando Pessoa é o meu escritor predilecto e, na altura de dar um nome ao blog, optei por um dos poemas d’ “A Mensagem” de que mais gostei: A outra asa do grifo.



Aqui fica o poema:



A Outra Asa do Grifo
AFONSO DE ALBUQUERQUE



De pé, sobre os países conquistados
Desce os olhos cansados
De ver o mundo e a injustiça e a sorte.
Não pensa em vida ou morte,
Tão poderoso que não quer o quanto
Pode, que o querer tanto
Calcara mais do que o submisso mundo
Sob o seu passo fundo.
Três impérios do chão lhe a Sorte apanha.
Criou-os como quem desdenha.
Sara

terça-feira, 7 de julho de 2009

Exames, aparentemente fáceis, complicam a vida dos estudantes

Hoje tive conhecimento dos meus resultados da primeira fase dos Exames Nacionais e, como já estava à espera, os resultados ficaram abaixo das minhas contas. Não sei onde perdi alguns pontos, mas o importante é que as disciplinas ficaram feitas e não desci qualquer valor na média dos três anos de Português e Matemática. No post de hoje vou juntar um pouco da vertente pessoal, analisando ao mesmo tempo a situação no seu todo.
Quando concluí a disciplina de Física e Química no ano passado, festejei como se tivesse acabado de ganhar o Euromilhões. Era uma das minhas piores disciplinas e, actualmente, o grande fantasma quando se fala em exames. O ano passado tive cerca de 13 no exame, descendo para 15 na nota geral. Por sua vez, vários colegas meus vão repetir esse exame este ano, pois ainda ambicionam uma entrada em Medicina e noutras áreas de saúde e engenharias. Contudo, as notas foram ridículas, sendo a média global de 8,4… Isto apesar de muito deixarem esta disciplina para a segunda fase.
Biologia e Geologia também não teve um dos seus melhores anos. Apesar de mais aceitável, houve quedas de dois e mais valores nas médias de alguns alunos, devido à confusão geral da prova. Segundo várias pessoas me disseram, a prova era excessivamente fechada, sendo que não era dado espaço para os alunos serem capazes de “furar” por entre a dificuldade e ir arrecadando alguns pontos aqui e ali.
Português, falo por mim, foi uma desilusão. Apenas tinha errado uma escolha múltipla e tinha ideia que as composições estavam mais ou menos bem… À espera de um 19, saiu um 17,6. Mas houve pior, muito pior. Excelentes alunos, com vintes e dezanoves no final do ano, chegaram a ter 13 e 14. Outros, confiantes que usariam este exame para entrar no Ensino Superior, tiveram até negativas.
No final disto tudo, poupem a Matemática! A média geral pode ter descido, mas houve vários 19 e 20. Apesar dos típicos “matemático-maniacos”, o balanço só pode ser positivo, uma vez que houve alunos que subiram consideravelmente a nota que tinham (eu mantive o meu 18 :D).

Em conclusão, penso que é errado falar em facilitismo. De que vale dizer-se que uma prova foi excessivamente fácil, se depois descontam pontos por tudo e por nada? O corrupio de alunos para a 2ª fase já hoje era intenso, podendo amanhã ser muito pior. E depois os recursos, as repetições, os anos perdidos por causa de um exame que condiciona toda uma vida.
Há prós e contras; contudo, no geral não podemos dizer que o balanço é positivo. As médias não podem ser tão baixas, porque depois quem tem uma mediazita mais alta, já se vê empurrado por todos a seguir Medicina, deixando os outros cursos para os “burros”.
Eu sei o que digo, porque ainda hoje me perguntaram porque não ia para Medicina. A verdade é que prefiro passar por burra, a trabalhar o resto da minha vida em algo que não é a minha verdadeira paixão… Há desemprego? Toda a vida é um risco e uma luta, deixem-me então lutar por aquilo em que acredito!

(Perdoem o post extenso, mas havia muito para dizer.)



Sara

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Loucura desmedida por Cristiano Ronaldo


Desde que acordei que ainda não ouvi falar de outra coisa, a não ser da transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Numa actualidade preocupante, com a gripe a atingir cada vez mais pessoas e a crise a devastar mais famílias; julga-se importantíssimo falar de uma transferência totalmente estúpida.
Ninguém vale tanto dinheiro. Por melhor jogador que ele seja – só o vejo nos jogos da selecção, onde não joga tão bem quanto isso – 94 milhões é um exagero. Há quantidade enormes de pessoas a morrer à fome, só que o importante é aproveitar as audiências de um feito notável do ponto de vista jornalístico…
Adoro jornalismo, é a minha grande paixão, mas não suporto vê-lo submerso por noticiazinhas deste género. Especiais mostrando fãs não sei quantas horas à espera, mostrar as imagens do “puto maravilha” vezes sem conta, louvar que um português tenha a capacidade de ficar para a história num clube tão grande! Haja paciência!
Ronaldo pode ser o melhor do mundo, ganhar tanto dinheiro e gastá-lo em luxos e mais luxos; mas, por favor, não atirem isso à cara de quem não tem o que comer ou vive todos os dias contando tostão a tostão a sua realidade! Conheço alguns casos assim e, ver acontecimentos destes proclamados a toda a hora enche-me de uma mágoa tremenda.
Até para quem admira o jogador, o que quer é vê-lo a jogar, não envolto neste mediatismo exacerbado que nos faz cair numa novela sem fim. Só espero que depois de hoje tudo se acalme… (apesar de duvidar seriamente que isso aconteça).
Sara

domingo, 5 de julho de 2009

Primeiro post

Sou a Sara e tenho 17 anos. Vou entrar no próximo ano para a Universidade e vivo num país que adoro, acima de tudo o resto, e que me dá orgulho de dizer vezes sem conta que sou portuguesa.
Há algum tempo criei um blog. No entanto, o tempo foi passando e acabei por não lhe dedicar tanto tempo quanto gostaria. Assim sendo, pensei que a melhor maneira de regressar seria com um novo espaço – onde pudesse abordar os temas da actualidade que me marcam directa ou indirectamente.
Peço desculpa se for demasiado cansativo ler o que alguém que “ainda não sabe o que é a vida”, “não lutou pelo pão de cada dia” ou “não sabe o que diz” (coisas que ouço diversas vezes); mas prometo que serei o mais sincera possível e, apesar de todos os defeitos, também tenho uma palavra a dizer.
E, terminando a minha apresentação, apenas queria dizer: “Voltem sempre”, pois a porta estará sempre aberta para quem quiser contribuir também com a sua opinião :D