segunda-feira, 6 de julho de 2009

Loucura desmedida por Cristiano Ronaldo


Desde que acordei que ainda não ouvi falar de outra coisa, a não ser da transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Numa actualidade preocupante, com a gripe a atingir cada vez mais pessoas e a crise a devastar mais famílias; julga-se importantíssimo falar de uma transferência totalmente estúpida.
Ninguém vale tanto dinheiro. Por melhor jogador que ele seja – só o vejo nos jogos da selecção, onde não joga tão bem quanto isso – 94 milhões é um exagero. Há quantidade enormes de pessoas a morrer à fome, só que o importante é aproveitar as audiências de um feito notável do ponto de vista jornalístico…
Adoro jornalismo, é a minha grande paixão, mas não suporto vê-lo submerso por noticiazinhas deste género. Especiais mostrando fãs não sei quantas horas à espera, mostrar as imagens do “puto maravilha” vezes sem conta, louvar que um português tenha a capacidade de ficar para a história num clube tão grande! Haja paciência!
Ronaldo pode ser o melhor do mundo, ganhar tanto dinheiro e gastá-lo em luxos e mais luxos; mas, por favor, não atirem isso à cara de quem não tem o que comer ou vive todos os dias contando tostão a tostão a sua realidade! Conheço alguns casos assim e, ver acontecimentos destes proclamados a toda a hora enche-me de uma mágoa tremenda.
Até para quem admira o jogador, o que quer é vê-lo a jogar, não envolto neste mediatismo exacerbado que nos faz cair numa novela sem fim. Só espero que depois de hoje tudo se acalme… (apesar de duvidar seriamente que isso aconteça).
Sara

5 comentários:

  1. Concordo com quase tudo o que dissete Sara. Embora tenhamos que admitir que grandes culpas tem quem deu 94 milhões de euros por apenas um jogador e não me refiro a uma pessoa mas sim a uma instituição, o Real Madrid, que mesmo sendo um dos clubes europeus com maior passivo prepara a próxima época com um orçamento de 250 milhões!? enfim...
    Quanto à afluência do público em massa ao estádio para a apresentação de um só jogador, parece-me que vão os que apreciam realmente futebol, os que vão por contàgio e aqueles que vão apenas para puderem dizer: «eu estive lá». . é realmente uma loucura desmedida !!

    ResponderEliminar
  2. É uma loucura desmedida,
    sinal da modernidade,
    numa cultura iludida
    por tanta impropriedade.

    Muitos são os milhões
    desta transferência,
    os pobres mexilhões
    assistem com deferência.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o que escreveste sobre o inqualificável acontecimento da transferência do Cristiano Ronaldo. És muito lúcida a ver e a expôr a situação.
    SUBSCREVO TUDO.

    ResponderEliminar
  4. Dar um passeio pelas caixas de comentários dos jornais e dos blogues a propósito de C. Ronaldo pode ser uma aventura penosa. A euforia da sua chegada a Madrid foi uma espécie de gota de água que fez transbordar o copo do mau caráter nacional.


    Nunca se viu tamanha indignação pelo sucesso de um rapaz nascido pobre na Madeira e que ficou rico e célebre sem ter roubado um cêntimo aos contribuintes portugueses. Se se compreende o protesto pelo abuso alarve das transmissões televisivas, há a notar, no entanto, esse fenómeno lusitano: a inveja pela sorte de um dos seus. Pelas suas namoradas, pelo seu dinheiro, pela sua fama. Os portugueses não têm apenas dificuldade em admirar os outros; têm também um ódio visceral aos seus. Passam da admiração à abjeção. Desconhecem a sensatez.

    Francisco josé Viegas
    CM 09_07_2009

    ResponderEliminar
  5. Como o senhor Francisco deve ter reparado, a crítica não é feita ao Cristiano, mas sim à atitude dos media.

    ResponderEliminar